quarta-feira, 20 de julho de 2011

P. Tijuca


Título: O pequeno grande explorador

Domingo fui, junto ao amigo e guia Pedro levar a família do Túlio no Pico da Tijuca, uma das trilhas mais conhecidas do Rio de Janeiro, o que se justifica pela flora que se avista durante maior parte da trilha e pela paisagem no topo do maçico da Tijuca, há 1020 metros do nível do mar, de lá se vê a Serra dos Orgãos, a baixada carioca, a Baia de Guanabara..., sem contar que o Pico está no coração da floresta da Tijuca.

Ao me encontrar com o grupo, pai, mãe e dois filhos, fiquei feliz pensando que seria uma caminhada agradável com uma familia muito simpática e alegre, e isso se tornou cada vez mais óbvio, a cada passo que avançavamos trilha a dentro, por outro lado, quando me disserem que o pequeno Rodrigo tinha apenas 5 anos, fiquei um pouco receoso se ele conseguiria fazer todo o trajeto de ida e volta ao Pico da Tijuca.

Mais uma vez, porém pude concluir o quanto o trabalho em equipe é importante na conquista de resultados, pois o pequeno grande explorador se cansava e em alguns momentos queria mesmo parar, daí o seu irmão Rodrigo , 10 anos, Pai e mãe, conversavam com ele numa espécie de psicologia lúdico-orientada e com toda sutileza e respeito ao seu ritmo, incentivavam o pequeno explorador a continuar, em busca do cume. Tamanha a alegria de todos nós ao chegarmos no topo e sermos contemplados com bela paisagem, em dia de céu aberto e voltarmos todos, seguros, com aquele sentimento de superação, e nós, guias, certamente, muito satisfeitos, pois todos chegaram bem e, eu, particularmente, aprendi mais uma vez, a importância de valores e laços familiares nas nossas conquistas e realizações.

Mauro Votre
sócio e condutor de grupos DNAventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário