sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Projeto de promoção do turismo sustentável no sertão da Paraíba





A DNAventura está apoiando os organizadores do projeto de desenvolvimento do turismo ecológico, rural e de aventura no nordeste do Brasil. Durante duas semanas estaremos fazendo a manutenção das trilhas, abrindo e catalogando vias de escalada na região juntamente com os montanhistas locais.

O evento será realizado no município de Pedra Branca, localizado a 435km a oeste de João Pessoa, capital da Paraíba. A cidade de Pedra Branca, apesar de estar situada no alto sertão nordestino, é uma vereda de planícies irrigadas e verdes o ano todo, incontáveis elevações rochosas em formato ímpar na geologia.

Serras cobertas de mata de altitude, floresta mista de caatinga nas partes baixas e de grandes árvores nas serras, como ipê, cedro, baraúnas, etc. Nesse ecossistema altamente preservado, temos uma fauna rica com animais como tamanduá, raposas, veado campeiro, teiú e toda sorte de aves e répteis. Clima quente no verão, durante o dia nas planícies, contudo muito frio no alto das serras.

A noite o clima é agradável, temperatura cai pra uns 21 graus. No inverno temos temperatura agradável de dia a noite, e a região torna-se ainda mais verde. Por ter duas grandes barragens no entorno da cidade, temos abundância de água o ano todo, onde é forte a agricultura de frutas e arroz. A cidade tem 3.861 habitantes (fonte: IBGE), onde vivem da agricultura de familiar, agropecuária e micro comércio que vem crescendo.

Temos bares, restaurante simples mais de boa comida, farmácias, supermercados, posto de gasolina, unidades de PSF, uma pousada e um clube onde os locais divertem-se nos finais de semana.

Este evento foi idealizado por um filho da terra, senhor de 79 anos, que apesar de muitas complicações com sua saúde, o mesmo luta com todas suas forças que resta para transformar sua cidade natal em um roteiro regional para o ecoturismo e turismo de aventura. Suas aspirações não são utópicas, uma vez que as belezas naturais da região falam por si só.

Em seu terceiro ano de edição, a caminha ecológica alto da serra e o seminário de turismo rural, acrescentamos o workshop de escalada, com o propósito de despertar nos jovens da cidade e região, o interesse pela pratica do esporte, o despertar da consciência ambiental de forma saudável e promover a economia da região de mãos dadas com o meio ambiente.

A ida dos escaladores e ecoturista do RJ para o Estado da Paraíba, em especial para a pequenina cidade de Pedra Branca, será muito bem recebida. Os organizadores oferecem a todos que forem, hospedagem no sitio do Sr. Teotônio, o senhor então o qual falei neste texto. Casarão secular, não falta locais para redes nem área para armar barracas. Água potável e corrente, banheiro com chuveiro e cozinha matuta a disposição. Na frente da casa do sitio há um rio perene de água geladas, um belo sitio de bananal e coqueiros, muitos pés de manga e um laranjal no entorno da casa.

O Almoço do domingo será por conta da organização do evento, daremos apoio no traslado João Pessoa/Pedra Branca/João Pessoa.


Sejam bem vindos a Paraíba!!!

Um comentário: